Resenha: Azumanga Daioh - Volumes 1 e 2

 

 Resenha: Azumanga Daioh - Volumes 1 e 2 

 ⭑ Autor: Azuma Kiyohiko 

 ⭑ Editora nacional: NewPOP 

 ⭑ Formato:  14,6 x 21 cm 

 ⭑ Completo em: 4 volumes 

 ⭑ Preço de capa: R$ 16,90 

 ⭑ Nota final: ☆☆☆ (2/5) 


 As garotas de Azumanga Daioh! 
Da esqerda para a direita: Sakaki, Chiyo, 
Tomo, Yomi e Osaka. 


⁺˚⋆。°✩₊✩°。⋆˚⁺

 ⭑ Antes de tudo: 

Demorou, né?!

        A primeira resenha do blog!! Pessoalmente, resenhas são muito importantes para mim... Não compro nenhum livro ou mangá sem antes ler uma! E foi nesse ritmo que eu desenvolvi o sonho de escrever uma eu mesma (e isso finalmente aconteceu)!! 

        Há cerca de uns dois anos, eu conheci o Blog BBM, um site exclusivamente sobre mangás. Desde então venho acompanhando todas as notícias do mercado brasileiro de mangás. E lá também havia algumas resenhas (incríveis, por sinal) e alguns posts que mostravam a edição de exemplares nacionais. Aqui, eu vou fazer uma mistura dos dois: vai ter considerações sobre a história e sobre a edição de Azumanga Daioh, o mangá mais recente que adquiri!! 

        Boa leitura : -) 


⁺˚⋆。°✩₊✩°。⋆˚⁺

 ⭑ Sobre a edição: 


        A edição é regularzassa, com características bem marcantes da NewPOP de 2010, por aí... A capa tem um aspecto brilhante, algumas páginas coloridas em um papel que parece de revista (também brilhante) e capas internas coloridas. As páginas internas são branquinhas, feito papel sulfite (eu prefiro as beges, por serem mais agradáveis aos olhos). É um mangá bem grandinho se comparado com outras edições. A quarta capa tem uma sinopse e ilustrações (ou seja, não é a capa duplicada, como já foi bastante comum).

 Capa brilhaaante!! 🌟🌟 

 Há duas páginas coloridas por volume 

 Capa interna colorida em uma única cor do volume 2.
A do 1 é rosa choque (são bem chamativas!!) 

 Quarta capa 


        E, agora, as críticas (WOAHH): 
        Essa foi uma das piores edições de mangá que eu já tive. 

        Primeiramente, os volumes têm tamanho (muito) diferente, creio que um erro de corte. Mas isso é normal nas edições daquela época (acontece também nos volumes de K-ON!), e até são """aceitáveis""" pelo preço. 

 Diferença de tamanho entre volumes e
 entre edições de outras séries...
 


        Porém, o que mais me indignou foi a colagem das páginas. Quando eu fui abrir o primeiro volume, a capa simplesmente descolou!? Isso nunca tinha acontecido comigo... Que doidera!!
     
 OMAIGAA!! Dói na alma... 😫😫 


        Outro ponto negativo que eu percebi foi sobre o aviso na última página... As histórias desse mangá seguem uma ordem diferente de leitura se comparado aos mangás tradicionais. São yon-komas, cuja leitura se dá em colunas, de cima para baixo. 
        No aviso, mostra-se, em imagem, como deve ser a leitura de um mangá comum, o que pode confundir um leitor desavisado (isso com certeza ocorreu), mesmo que tenha um pequeno texto explicando isso no primeiro volume... Parece mimimi, mas explicar bem a leitura é necessário, porque até mesmo leitores regulares de mangá podem não conhecer esse estilo e se confundirem...

 Como ler um mangá tradicional em um mangá
 quase completamente composto por yon-komas... 


 Mangá "K-ON!" - o diagrama de leitura do
 yon-koma foi bem explicado!! 😁😁 


⁺˚⋆。°✩₊✩°。⋆˚⁺

 ⭑ Sobre a história: 

        Em desacordo com a qualidade da edição, a história é bem legalzinha. É uma comédia cotidiana escolar, mas que beira o nonsense (meu tipo favorito de comédia). Dá pra dar uns risinhos (talvez um pouco mais!!).



  


        O mangá apresenta personagens muito peculiares e com personalidades bem definidas e inesquecíveis. O "elenco" é: Yukari (professora irresponsável), Kurosawa (professora que tem que aguentar a Yukari), Sakaki (ama gatos, que a odeiam), Chyio (criança-prodígio de 10 anos), Tomo (enérgica!!), Yomi (tem que aguentar a Tomo) e a Osaka (a idiota). 

        As personagens por que eu mais me interessei foram a Osaka e a Sakaki. 

        A Osaka é uma garota bem avoada, que chega a ser idiota. Serve de piada para as outras personagens. Ela está nas histórias que eu mais achei engraçadas (as histórias nonsense!!). 








 👀👀 

Alerta de spoiler!!!

        Já tinha visto muito sobre ela, mas algo que me espantou (genuinamente!) é que o nome dela não é Osaka!! 






 Osaka pra sempre... 😔 



        A Sakaki é uma garota aparentemente durona, mas que ama qualquer coisa minimante fofa!! Devido à sua aparência e personalidade reservada, ninguém parece saber desse aspecto. Isso também influencia em como os animais a veem. Para eles, ela parece uma vilã, ou alguém que dever ser evitado... Tadinha... 


 😅😅 



        Um aviso... O Shinji aparece com frequência nesse mangá (XD)!! 

 O_o 


 Entra no robô, Shinji... 



⁺˚⋆。°✩₊✩°。⋆˚⁺

 ⭑ Conclusão: 


        A história vale muito a pena!! É incrivelmente divertida, pra dar risada sem nem perceber!! Mas a edição... A edição deixa muito a desejar... Ainda bem que o mangá é barato... Se você não se preocupa tanto com isso, então ele é perfeito pra você! Se isso te dá tique ou ataque de nervos, é melhor evitar, com certeza. 


        E aí?? O que achou da resenha? Sinta-se à vontade para comentar seus pensamentos sobre essa obra tão clássica dos mangás de comédia!! 


     Até a próxima!! 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kanade Tachibana (Angel) - Angel Beats

Como fazer botons!!

Kayo Hinazuki - Erased